Artistas

Nesta página serão apresentados os artistas participantes desse projeto.

test_Jha.jpg

Jhavana Ferro Palomino

Bióloga, artista, ilustradora, muralista, além de mãe empreendedora. Mora em Rio Claro, onde trabalha com a educação socioambiental e projetos de arte aliados à educação. Recentemente começou a escrever, elaborando novas ferramentas para a representação e divulgação da  nossa biodiversidade, com objetivo de incentivar a admiração, valorização e também estimular a conservação. 

Autora e ilustradora da Coleção “Aves do Quintal” ( “A inquilina encrenqueira”, “Sabia que o Sabiá fazia suspirar?”, “A pequenina do canto grandioso”, “Miniguia Aves do Quintal”), além dos livros: “Lobo-guará, como faço para te desenhar?”, e “Quem é esse tal?”

Contato: @jha_va_na

Leonardo.jpg

Leonardo Gomes

Papeleiro, Artista Visual, Educador e Pesquisador. Graduado em Filosofia, Pedagogia e Artes Visuais. Mestre e Doutor em Educação (UNESP-Marília). Coordenador do Ecos: a arte no papel de todxs, desde 2017, assim como da Graphica Residual: a gravura e o resíduo como mediador de memórias e territórios, desde 2022, atuando na formação de artistas através da linguagem gráfica e do campo de estudos da gravura menos tóxica. Atualmente, pesquisador colaborador do CeRTEV (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) da UFSCar e membro do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar, onde elabora pesquisa na linha de arte e ciência através das relações entre química e gravura, com o intuito de mobilizar formação e alfabetização científica a artistas visuais, artesãos e profissionais da arte educação por meio de metodologias ativas.

 

Realizou oficinas em âmbito nacional e internacional - dentre elas, no SESC São Carlos-SP (2023), na Casa de Vidro da Pinacoteca de São Caetano do Sul (2023), no Institut Alter Brasilis em Paris-França (2017) -, assim como de elaborar capas de livros através da papelaria e das artes gráficas. Contribuiu recentemente com a publicação da capa e de um capítulo no livro Arte na Formação em Engenharia: reflexões e conexões (2023), juntamente com professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Contato: @leonardo.g.gomes

1000007137.jpg

 

A arte que carreguei comigo
Tem forma de um pincel favorito, um coração sensível e um corpo criador
Dos amigos comigo percebi que não estava sozinho, nem pra isso nem aquilo, mas em união
Dos momentos a tarde, pintando César Lattes, ouvindo músicas e proseando em comunhão
Lançando à roda, tudo aquilo que rola, embora outrora, silenciados em vão
Eduardo Rocha

A ciência e a arte contemplam perspectivas infinitamente abrangentes. Pode aliar a minha paixão nesses dois pilares com o meu desejo em aprender e crescer pessoal, foi de uma experiência impar. Em tudo o que foi vivido, apenas tenho a agradecer ao projeto por proporcionar momentos em grupo únicos e que estarão marcados em cada pincelada do Mural.
Karen Foloni

"vivamus, moriendum est"
- Seneca
Laura Ferreira Pinto

"A arte existe para que a realidade não nos destrua"
- Nietzsche
Leandro Theo

A arte liberta a alma e colore os pensamentos, a ciência ilumina os caminhos e a educação constrói pontes, conectando esses mundos de possibilidades.
Karina Omuro

Estudante do Bacharelado em Física, microscopista e ceramista. "Nas artes se encontra a humanidade necessária para ser uma boa/um bom cientista".
Catarine Moreira

Minha participação na criação do mural artístico em homenagem a César Lattes foi uma experiência pessoal, coletiva e restauradora, que me ajudou a curar feridas que apenas a arte e a ciência podem tratar. Ao refletir sobre a transformação do conhecimento em arte, percebi que essa prática não apenas inspira, mas também educa. Assim, ao criar o mural, não apenas expressamos nossas ideias, mas também concretizamos nossos valores e compromissos, tornando nossas ações uma extensão de nossas falas.
Wesley Gueta